Um grande avanço tecnológico tem propiciado à ginecologia e à obstetrícia uma precisão de diagnóstico e indicação terapêutica clínica e cirúrgica.
A ressonância megnética e a Tomografia computadorizada, o PET SCAN e o mapeamento nuclear tem sido indispensável no diagnóstico e acompanhamento as doenças e evolução clínica das patologias ginecológicas. A mamografia continua sendo o padrão “ouro” na
prospecção, investigação, diagnóstico precoce de lesões em mamas mas o advento dos avanços na ultrassonografia, a ressonância magnética tem definido critérios de evolução e cura do Cãncer de Mama nos dias atuais.
Percebe-se que, a ultrassonografia de ponta, realizada em consultório por médicos experimentados e especialistas da área de atuação dão riqueza e precisão ao diagnóstico e tratamento dos pacientes acelerando decisões e contabilizando vantagens e saúde aos clientes.
A imagem de doenças identificáveis no Pré Natal, restrições de crescimento fetal, posições indevidas de implantação placentária que determinam sangramento periódico e persistente colocando em risco o sucesso da gestação, cistos ovarianos, gestação ectópica ( fora de posição uterinas), nódulos tumorais, endometriose, enfim, um inumerável conjunto de processos podem ser identificados e tratados de imediato no consultório com o avanço do diagnóstico por imagem que veio para reforçar e referendar o conjunto da avaliação clínica realizada pelo médico.
A Reprodução Humana ganhou vida e popularidade com a ultrassonografia , entre outras áreas.