preload preload preload preload preload preload preload preload preload

Clínica Sotelo logo

Videolaparoscopia / Histeroscopia

O grande avanço da cirurgia ginecológica nos últimos anos deve-se aos chamados procedimentos endoscópicos, também conhecidos como cirurgias minimamente invasivas, pois permitem através de câmeras acesso às cavidades abdominal e uterina com incisões pequenas ( nas Videolaracoscopias) ou ausentes  ( no caso das Histeroscopias)

A vídeolaparoscopia é o procedimento no qual o cirúrgião visualiza e manipula os órgãos no interior da cavidade abdominal por meio de uma câmera e pinças com tamanho médio de 1 cm de diâmetro, fazendo pequenos cortes na pele. As vantagens em relação à cirurgia convencional são melhor visualização dos órgãos abdominais e pélvicos, menor dor pós operatória, retorno precoce às atividades, menor risco de formação de aderências pélvicas, melhor resultado estético, permite diagnósticos em que exames de imagem/laboratoriais podem ter falhado. Podem ser realizados tratamentos como retiradas de miomas, lise de aderências pélvicas, histerectomias, retirada de focos de endometriose, entre outras.

Já a Histeroscopia visa o diagnostico e tratamento de patologias ligadas ao interior da cavidade uterina, na qual a câmera e o instrumental e introduzido pelo orifício do colo do útero da mulher, não gerando cortes na pele. O tratamento de pólipos endometriais, pequenos miomas submucosos ( em que a maior porção fica para dentro da cavidade uterina), retirada de aderências cavitárias ( podem ser produzidas após curetagens uterinas), correções de malformações uterinas, entre outras.

Assim a clínica dispõe de profissionais gabaritados para realização destes  procedimentos, com prioridade no melhor resultado para a paciente.