preload preload preload preload preload preload preload preload preload

Clínica Sotelo logo

Embolizações

Embolização é um processo que ocorre nos vasos do organismo. Tem como origem a formação de um TROMBO ( coágulo sanguíneo) em uma veia e que ao se desprender vai caminhar pela circulação e vai parar em um vaso com calibre mais estreito, à distância, impedindo o sangue de chegar na região irrigada por este vaso. Logo, a região fica sem sangue e “morre” (necrosa).

A embolização é um processo espontâneo e decorrente de uma trombose (geralmente de membros inferiores) profunda denominada TVP e ao se espalhar toma o nome de TEP quando migra para o pulmão ( trmbo embolismo pulmonar). É uma das mais temidas situação médicas
pois pode ter final trágico com a perda da vida do paciente. Ocorre em fumantes, pacientes com colesterol elevados, varizes não tratadas e longa permanência acamados ou sentados em viagens sem se movimentar. Muito frequente em pos operatórios de cirurgias prolongadas, utilizadoras de pílulas e hormônios e na ausência de cuidados específicos para sua profilaxia.
Compete ao cirurgião vascular prevenir e cuidar destas situações.

A embolização pode ser também um ato médico quando o cirurgia vascular vai com uso de um cateter até um vaso que esteja alimentando um nódulo tumorl e ou determina do hemorragia incontrolável, injetar substância embolizante ( que fecha o vaso) para interromper o fluxo de sangue adiante e conseguir o objetivo terapêutico.